Uma breve explicação sobre a Antroposofia

Rudolf Steiner (1861-1925), filósofo nascido na Áustria, criou e desenvolveu a Antroposofia como ciência do espírito e da alma do homem.

Tal ciência é, por um lado, uma via de aprendizado para o autoconhecimento e, por outro, um caminho para o conhecimento dos fundamentos espirituais da vida, da Terra, do Universo.

O que em séculos passados, principalmente na era pré-cristā, era designado como sabedoria dos centros de mistérios, conhecida hoje como sabedoria oriental e vivendo como essência nas igrejas cristās, foi apresentado por Rudolf Steiner de modo claro e compreensível.

Esta ciência da relação espiritual do homem com a Trindade Divina, com o Universo e com a natureza torna possível inserir as ciências materialistas numa imagem espiritual do mundo.

Para a capacidade cognitiva do homem, cria-se uma ponte entre fé religiosa e ciência exata, entre espírito e matéria. Daí decorre também a possibilidade de se compreender a relação entre corpo e alma do ser humano e de tornar esses conhecimentos fecundos para a pedagogia, a medicina e outros campos de atuação.

Não é, portanto, de causar surpresa que em todos os quatro cantos do mundo se encontrem iniciativas no sentido da realização concreta dessas concepções de vida. Por todos os continentes existem centenas de escolas Waldorf trabalhando segundo idéias pedagógicas de Rudolf Steiner; acresçam-se a elas outras centenas de institutos de Educação Terapêutica (para crianças com necessidades especiais) e de jardins de infância.

No campo da medicina, surgiram clínicas em vários países, bem como milhares de consultórios e institutos terapêuticos. Além disso, existem grandes laboratórios farmacêuticos (como Weleda e Wala) e, no Brasil, também Sirimim, que preparam medicamentos com base nos conhecimentos antroposóficos.

Também a terapia artística orientada em sentido antroposófico (música, pintura, modelagem etc.) e a euritmia (também na modalidade terapêutica), desenvolveram-se auxiliando e curando.

Do mesmo modo ocorreu quanto a uma agricultura que segue as próprias leis da natureza (agricultura biodinâmica) e um movimento de renovação religiosa (Comunidade de Cristãos). Na América do Sul, e especialmente no Brasil, já há várias décadas essas atividades vêm encontrando pleno desenvolvimento e difusão. 

Fonte: Consultório Pediátrico – Um Conselheiro Médico-Pedagógico – W. Goebel e M. Glöckler
(Livro à venda neste site, na categoria saúde e terapias)